Em reuniões na Secretaria da Aviação Civil (SAC) e com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nesta terça (1°) e quarta-feira (2), o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) pediu apoio para um projeto de reforço da pista da Base Aérea de Santa Maria, com o objetivo de receber pousos diários de aviões de maior porte, acima da capacidade que o espaço recebe atualmente. Em entrevista ao programa Fim de Tarde CDN, da Rádio CDN 93.5 FM, o prefeito afirmou que o ministro se comprometeu a verificar com o Comando da Aeronáutica a possibilidade de realização da obra.
Segundo Decimo, há duas possibilidades de obras, caso a Aeronáutica dê o aval para sua realização. Uma delas seria a construção de uma nova pista em cima da atual, o que, conforme o prefeito, seria mais barata. Ou construir uma nova pista do zero.
Décimo destacou também que a demanda de melhorias é um interesse das companhias aéreas, que já manifestaram a intenção de operar com aviões de maior porte no município.
Se o retorno for positivo, a elaboração do projeto deve levar seis meses, e o prazo para a obra seria de cerca de 10 meses.
Além disso, foi discutido sobre a possibilidade de construir um novo aeroporto, futuramente.
– Nós precisamos identificar um sítio, um espaço que comporte e que tenha as melhores condições para que seja recebido um aeroporto – destacou o prefeito, que ressaltou ser um projeto futuro.
Terminal de passageiros
Decimo também disse que outro projeto, de ampliação do terminal de passageiros do Aeroporto Municipal, foi concluído pela Infraero – empresa pública nacional, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos e que administra os aeroportos no Brasil – e está para análise na SAC. Porém, é possível que sejam pedidas correções e não há prazo para que a licitação da obra seja feita.
Leia mais
- Carro passa por scanner veicular e PRF apreende mais de 55 quilos de maconha escondidos em compartimentos
- Governo do Estado aprova projeto e autoriza construção da nova ponte sobre o Arroio Grande na RSC-287
- Com liminar cassada, moradores de Palma terão de seguir pagando pedágio na RSC-287